sábado, 17 de abril de 2010

Mapas Conceituais ou Mapas Mentais

Até eu iniciar a faculdade em 2008 não sabia o que era Mapa Conceitual ou Mapa Mental, mas devido a alguns trabalhos que tive de elaborar andei procurando na internet e encontrei um programa que em minha opinião é Nota 10. Trata-se do CMaps Tools. Esta ferramenta é simplesmente fantástica e tem recursos bastante interessantes como um Servidor de compartilhamento de mapas, exportação para PDF, Jpeg e XML, além de um editor de apresentações que dispensa a utilização de programa de Slides.


Bem, como não podia deixar de lado, procurei também algum tipo de documentação em português para ajudar quem talvez tenha alguma dificuldade em compreender ou utilizar o programa.
http://www.scribd.com/doc/2620257/Manual-do-CmapTools-Parte-1
ou
http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2003/resumos/si/coloquios/mapas_conceituais.pdf

O CMaps Toos pode não ser a ultima palavra em ferramenta para criação de Mapas Conceituais, mas sem dúvida, quando você começar a utilizá-lo não vai parar mais!

Introdução

Acho que todo Blog tem que transmitir algum conteúdo que seja do principal interesse do seu criador mas que possa apresentar algum conteúdo que interesse  outras pessoas também. Mas como fazer isso nesse imenso oceano que é a Internet dos dias atuais?. A impressão que tenho é que um Blog pode ser uma simples gota d'agua, mas pode ser também um Iceberg. Portanto, quero a partir deste momento criar um conteúdo que possa de alguma forma transbordar esta minha visão.

http://www.westlight.net/galleries/antarctica/fullsize/167-513_fs.jpg